Primeiros passos e Criando seu Personagem | Tutorial de NESmaker 001 e 002

Este post corresponde ao primeiro e segundo vídeo de uma série de tutoriais no YouTube, ensinando a usar o NESmaker para quem não fala inglês, já que os tutoriais originais são todos em inglês. Caso você tenha encontrado esta página primeiro, os vídeos estão no meu canal, Sprite Gamer  " GX'79 "


O que é NESMaker?

É um programa de computador que ajuda a organizar os três elementos de um jogo: código, arte e som. Com o NESmaker, é possível em algumas horas ter um jogo, num formato que você poderia colocar em um cartucho de verdade e jogas em um console, de verdade! É uma ferramenta incrível e acessível. Ela permite criar jogos com nenhuma programação, usando apenas a biblioteca de códigos que vem junto, mas também dá a opção para que um desenvolvedor experiente crie seu próprio código, usando NESmaker apenas como uma ferramenta de organização. 



Este post faz par com o primeiro e o segundo tutorial em vídeo, onde eu mostro como usar os itens básicos da ferramenta e como criar seu primeiro personagem. Cada vídeo terá o seu post, então sugiro colocar este blog em seus bookmarks e também inscrever-se no canal. O link abaixo vai fazer isso para você:




Para seguir os tutoriais você precisa ter uma licença para o software NESmaker. Em especial, estou usando a versão 4.1.5. No fórum de desenvolvedores (quem tem a licença tem acesso ao fórum) existem correções para alguns bugs que foram sugeridas por usuários. Quando for necessário usar algumas das correções, eu vou postá-la aqui, em português. 




Aviso importante: este é um trabalho voluntário de fã, um trabalho de quem sempre quis ser capaz de fazer um jogo para o "nintendinho", ou NES como é conhecido internacionalmente. Meu primeiro jogo é o Project Kunoichi, que começou durante o concurso de desenvolvedores de 2019 e neste momento ainda está em desenvolvimento. O concurso me obrigou a estudar e entender a plataforma e por isso decidi fazer esta série de tutorais. Entretanto quero deixar claro que eu não estou associado com os desenvolvedores do NESmaker e não ganho nada com a venda de licenças. Isso é entre vocês e eles. Caso ainda não tenha uma licença, você pode comprá-la aqui:




Procure pelo Get Activation Code e clique em "Buy Now". Você pode comprar com seu cartão de crédito internacional e custa $36 dólares americanos. Quando eu comprei minha licença em Jan/2019, me custou R$147 (já comando o IOF). Depois de comprar a licença, você vai receber um e-mail com a licença e ai já pode habilitar o NESmaker. Você pode fazer o download do programa no site a qualquer momento, mas só consegue usar com a licença.

O que este tutorial cobre?

Nestes primeiros vídeo, veremos:
  • Como criar e gerenciar seu projeto
  • Como importar gráficos
  • Como criar seu personagem
Por ser uma introdução, cada um desses tópicos será abordado de forma superficial, mas voltaremos nestes mesmos pontos quando for necessário. A ideia é fazer você ter um "jogo", onde você possa ver seu próprio personagem andando na tela, em menos de 30min.

O que você vai precisar?

Além do NESmaker instalado e licenciado, precisamos de um emulador e de uma arte para fazer a importação. Eu sugiro usar o emulador MESEN, mas qualquer um vai servir. Quanto a arte, fazer o download de um spritesheet (folha de sprites) que vamos usar nesta aula. 


Eu apresento a vocês Resgato! O mascote de um jogo que estou desenvolvendo e que será nosso companheiro durante os tutoriais. Clique na imagem para fazer o download dos sprites.


Vocês podem usar o Resgato como quiserem nos seus estudos. Apenas peço que não usem em versão final de jogo algum, pois ele vai ser a estrela do meu próximo jogo =)


Vamos começar?

Se você chegou até aqui, então estamos prontos para começar. Acesse o canal (link no topo da página) e aproveite para se inscrever e ativar o sininho para não perder os vídeos. Bom trabalho.









Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cenário e Controle Básico | Tutorial NESMaker 003

Atirando Pedras | Tutorial NESmaker 009