Atirando Pedras | Tutorial NESmaker 009

Este é o nono de uma série de tutoriais em vídeo, ensinando a usar o NESmaker para quem não fala inglês, já que os tutoriais originais são todos em inglês. Caso você tenha encontrado esta página primeiro, os vídeos estão no meu canal, Sprite Gamer  " GX'79 "




Este post faz par com o nono tutorial em vídeo, onde eu mostro como atacar os inimigos do jogo. Em particular, vamos ver como atirar pedras, no mesmo estilo do jogo Mickey Mania. Cada vídeo terá o seu post, então sugiro colocar este blog em seus bookmarks e também inscrever-se no canal. O link abaixo vai fazer isso para você:





O que este tutorial cobre?

Neste vídeo, veremos:
  • Como criar um objeto que se pode atirar, como uma pedra (um projétil).
Por ser uma introdução, cada um desses tópicos será abordado de forma superficial, mas voltaremos nestes mesmos pontos quando for necessário. A ideia é fazer você ter um "jogo", onde você possa ver seu próprio personagem andando na tela, em até 30min.

O que você vai precisar?

Além do NESmaker instalado e licenciado, precisamos de um emulador e de uma arte para fazer a importação. Eu sugiro usar o emulador MESEN, mas qualquer um vai servir.

Vamos usar um script específico para atirar as pedras. Este mesmo script pode ser adaptado para atirar qualquer objeto. Para saber mais, acesse o forum do NESmakers neste post:

http://www.nesmakers.com/viewtopic.php?f=35&t=1703&fbclid=IwAR26DZvG3Q1OBJaNKvFdQs5rvfLKrgBY06exJCi5M-G9KzHCBl_CZ8iZ_CI

Mas se você quiser apenas seguir o meu tutorial, baixe aqui o script:



Vamos começar?

Se você chegou até aqui, então estamos prontos para começar. Acesse o canal (link no topo da página) e aproveite para se inscrever e ativar o sininho para não perder os vídeos. Bom trabalho.



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O que é NESMaker?

É um programa de computador que ajuda a organizar os três elementos de um jogo: código, arte e som. Com o NESmaker, é possível em algumas horas ter um jogo, num formato que você poderia colocar em um cartucho de verdade e jogas em um console, de verdade! É uma ferramenta incrível e acessível. Ela permite criar jogos com nenhuma programação, usando apenas a biblioteca de códigos que vem junto, mas também dá a opção para que um desenvolvedor experiente crie seu próprio código, usando NESmaker apenas como uma ferramenta de organização. 





Aviso importante: este é um trabalho voluntário de fã, um trabalho de quem sempre quis ser capaz de fazer um jogo para o "nintendinho", ou NES como é conhecido internacionalmente. Meu primeiro jogo é o Project Kunoichi, que começou durante o concurso de desenvolvedores de 2019 e neste momento ainda está em desenvolvimento. O concurso me obrigou a estudar e entender a plataforma e por isso decidi fazer esta série de tutorais. Entretanto quero deixar claro que eu não estou associado com os desenvolvedores do NESmaker e não ganho nada com a venda de licenças. Isso é entre vocês e eles. Caso ainda não tenha uma licença, você pode comprá-la em www.thenew8bitheroes.com .



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