Ameaças, Vidas e Checkpoints | Tutorial NESmaker 006
Este é o terceiro de uma série de tutoriais em vídeo, ensinando a usar o NESmaker para quem não fala inglês, já que os tutoriais originais são todos em inglês. Caso você tenha encontrado esta página primeiro, os vídeos estão no meu canal, Sprite Gamer " GX'79 "
Este post faz par com o sexto tutorial em vídeo, onde eu mostro como adicionar ameaças, gerenciar vidas e colocar checkpoints no seu jogo (clique na figura para ir direto ao vídeo). Cada vídeo terá o seu post, então sugiro colocar este blog em seus bookmarks e também inscrever-se no canal. O link abaixo vai fazer isso para você:
O que este tutorial cobre?
Neste vídeo, veremos:
- Como criar ameaças (morte instantânea);
- Gerenciar vidas
- Posicionar checkpoints;
Por ser uma introdução, cada um desses tópicos será abordado de forma superficial, mas voltaremos nestes mesmos pontos quando for necessário. A ideia é fazer você ter um "jogo", onde você possa ver seu próprio personagem andando na tela, em até 30min.
O que você vai precisar?
Além do NESmaker instalado e licenciado, precisamos de um emulador e de uma arte para fazer a importação. Eu sugiro usar o emulador MESEN, mas qualquer um vai servir.
Quanto a arte, fazer o download de um tileset (conjunto de ladrilhos) que vamos usar nesta aula. Desta vez o Resgato vai ter onde pisar e não vai ficar flutuando no espaço. Clique na figura para fazer o download.
Quanto a arte, fazer o download de um tileset (conjunto de ladrilhos) que vamos usar nesta aula. Desta vez o Resgato vai ter onde pisar e não vai ficar flutuando no espaço. Clique na figura para fazer o download.
E também vai precisar desse código (programa) para recortar e colar, durante o tutorial. Clique aqui:
Vamos começar?
Se você chegou até aqui, então estamos prontos para começar. Acesse o canal (link no topo da página) e aproveite para se inscrever e ativar o sininho para não perder os vídeos. Bom trabalho.
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O que é NESMaker?
É um programa de computador que ajuda a organizar os três elementos de um jogo: código, arte e som. Com o NESmaker, é possível em algumas horas ter um jogo, num formato que você poderia colocar em um cartucho de verdade e jogas em um console, de verdade! É uma ferramenta incrível e acessível. Ela permite criar jogos com nenhuma programação, usando apenas a biblioteca de códigos que vem junto, mas também dá a opção para que um desenvolvedor experiente crie seu próprio código, usando NESmaker apenas como uma ferramenta de organização.
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